• Projeto escopo

Como empresas podem melhorar os seus processos seletivos?

Atualizado: Fev 19

O que empresas podem fazer para que ofereçam chances mais democráticas de contratação?

Como empresas podem melhorar os seus processos seletivos, como melhorar a sua empresa.
Dicas para processos seletivos

Um dos grandes problemas enfrentados pela maioria da população é a falta de oportunidades de conseguirem adentrar no mercado de trabalho, essas dificuldades se destacam principalmente entre os jovens que não possuem experiências e para os que acabam optando por não fazerem ou não concluírem uma faculdade.


isso se deve ao fato de que para poder ter uma vaga de emprego em uma empresa é preciso ser formado em uma universidade ou então ter experiências o suficiente de mercado para serem contratados.


Nos últimos anos as empresas acabaram passando por mudanças, com isso se tornaram mais abertas e propensas a darem oportunidades aos que não possuíam experiências, se adaptando ao novo conceito de oportunidades no mercado de trabalho.


Em grande parte isso acontece porque mais jovens vem assumindo posições relevantes e superiores nas empresas, trazendo uma mentalidade mais abrangente e com visões de negócios para o longo prazo.


Entretanto, existem muitas empresas que ainda não aplicam esses conceitos e utilizam de meios de contratações que não sejam tão democráticas quanto deveriam ser.


Para oferecer chances mais democráticas aos candidatos é preciso que sejam implantados melhores métodos de avaliações em processos seletivos.


Vamos deixar aqui algumas dicas que podem ser usadas nos processos seletivos.


Analise os candidatos por:


  1. Inteligência - Raciocínio lógico.

  2. Fit Funcional - Conhecimento gerais.

  3. Redação - Contando suas motivações, seu histórico pessoal, ambições e experiências de vida.

  4. Solução de problemas - Avaliando como reagem e solucionam possíveis problemas que possam ocorrer.


  • Existem outros meios que podem envolver nas avaliações de candidatos, estes são alguns exemplos que podem ser implantados.



Espero que seja útil essas dicas para o crescimento do seu negócio e da gestão de pessoas da sua empresa.






Gostou?

Compartilhe!!



Obrigado.



Projeto Escopo.