• Projeto escopo

Fazer faculdade sim ou não?

Atualizado: Fev 19

Fazer faculdade vale a pena?

fazer faculdade sim ou não, vale a pena fazer faculdade, devo fazer faculdade
Faculdade e escolhas.

Essa é uma das dúvidas mais comuns que os jovens enfrentam após concluírem o ensino médio, podendo ser uma das decisões mais difíceis que encontrará ao querer iniciar no mercado de trabalho.

Geralmente isto se deve ao fato que ao começar uma faculdade vai estar se sujeitando a um compromisso para com o seu futuro, o que pode fazer com que traga insegurança na hora de tomar essa decisão, devido a uma série de fatores comportamentais pré-existentes na sociedade, como pressão dos pais, oportunidades no mercado de trabalho, duração do curso, sonhos, objetivos e muito mais.


Mas vamos direto ao ponto!



FAZER FACULDADE REALMENTE VALE A PENA ?


  • A resposta é sim.



ENTÃO TENHO QUE FAZER FACULDADE?


Bom, a resposta dessa pergunta só você descobrirá...


Mas calme-se, vamos deixar aqui alguns pontos que você deve analisar ao se deparar com esse questionamento.


A faculdade vai te fornecer experiências, ensinamentos e convívios que serão únicos a quem estiver em uma, se o sonho, meta, ou objetivo que almeja exige uma faculdade, então é orientado que faça.


Ao entrar em uma faculdade é preciso ter empenho, dedicação e força de vontade, para assim ter em mãos o tão sonhado pela maioria, diploma do ensino superior.

Uma das grandes vantagens de se fazer uma faculdade é ter um convívio e aprendizado constante com pessoas de diferentes áreas e conteúdos, conversando com pessoas sobre diferentes assuntos e temas, facilitando a criação de um maior networking.


Analise:


O que quer fazer?

O que gosta de fazer?

Quais as opções que possui?

Quais os custos ao iniciar?

Qual é o seu objetivo após concluir?

Qual o impacto que possui no mercado de trabalho?



Observe importantes áreas de conhecimentos:

Ex;


Administração.

Publicidade e marketing.

Psicologia.

Politica, relações internacionais.

Economia.

Direto.



Muitos não percebem que são levados a tomar decisões que causarão um impacto significativos em suas vidas, indo em uma direção que não faz mais sentido, existe várias formas de conseguir o que pretende, nosso futuro é traçado pelas escolhas que fazemos em toda a vida, não em apenas uma escolha.


É claro que teoricamente ao fazer uma faculdade você estará mais apto a ter melhores oportunidades de emprego e bons salários.


Porém não será algo garantido, pois na realidade em que vivemos existem muitos jovens que após terminarem suas respectivas faculdades encontram-se em dificuldades de conseguirem seus espaços profissionalmente ou se arrependem de terem ficado anos em um curso que não era o que imaginavam.


Se você tem como objetivo profissional a construção ou a oportunidade de um trabalho que não exige interferência direta e a graduação em uma faculdade, e você não se vê fazendo um curso de longa duração no momento, então não deveria fazer.

Em muitos casos uma faculdade se torna apenas um ''status'' social, onde é dado mais valor a uma pessoa que possui um diploma de ensino superior, a alguém que tem amplo conhecimento prático e teórico sobre o mesmo assunto, mas não tem uma faculdade.


Lembrando que uma faculdade ou diploma, não é significado de conhecimento, inteligência ou sucesso profissional, o que torna o sucesso real são as capacidades pessoais que possuímos, como assumir responsabilidades, se dedicar, e arriscar quando necessário.


Contudo esteja pronto para fazer essa decisão, avalie e analise o que realmente deseja.








Gostou? Compartilhe!

Obrigado. Projeto Escopo.